HANDICAP - O PARÂMETRO BIOMECÂNICO DA COMODIDADE

HANDICAP - O PARÂMETRO BIOMECÂNICO DA COMODIDADE

A.P.TOLEDO - Engenheiro, VetAssistant e Fasrrier (USA). idealizador do Analoc-E, criador de equinos de marcha, autor de vários livros e artigos sobre a biomecãnica da Susentação e da Locomoção dos equídeos.

1 - INTRODUÇÃO

Depois que as nossas pesquisas concluíram que os segredos das marchas tinham inicio com a medida do tempo de apoio e suspensão dos cascos e que a aquisição e análise desses apoios eram feitas por processo não invasivos, conseguimos ver o primeiro diagrama de marcha e seus 23 parâmetros biomecânicos.

Foi um grande avanço, mas faltava um parâmetro para comparar os indivíduos.

Foram criados os parâmetros:

1.1 – DIAPASÃO – que mostra a relação entre apoio e suspensão de cada casco e pela proporção de apoios entre os locomotores podemos avaliar inclusive as condições podológicas de sustentação do animal. Um diagnóstico perfeito da calibragem e balanceamento da máquina locomotora do cavalo. DIAPASÃO acima da unidade (1,0) é  característico dos andamentos marchados e DIAPASÃO inferior à unidade é característico dos andamentos saltados.

1.2 – COEFICIENTE DE LATERALIDADE – que mostra a relação entre o tempo de apoios em lateral e o tempo de apoios em diagonal. É parâmetro que permite separar com precisão os tipos de andamentos de passos, trotes, marchas, guinilhas e andadura. Valores de CL=0 (zero) são característicos de marchas trotadas e trotes. Valores entre 0 e 1 são característicos das marchas diagonais batidas. Valores acima de 1,0 até 5,0 são característicos das marchas laterais picadas e acima de 5,0   são característicos de guinilhas e andadura. Uma faixa intermediária entre CL= 0,8 e 1,00 são verificados nas marchas BATIDAS de CENTRO.

1.3 – ASSIMETRIA – que é a diferença algébrica das dissociações, em cada lado do cavalo. Os valores abaixo de 5,0 são verificados nos animais de marcha equilibrados no plano médio-lateral. Valores nulos de Assimetria são relacionados aos animais com marcha equilibrado ou de qualidade superior, com Handicap, em geral, acima de 8,00.

1.4 – HANDICAP – é o parâmetro que permite comparar os indivíduos entre si, possibilitando tirar o melhor entre os melhores, além de estudos de herdabilidade, comparando a marcha do filho com a dos pais. Uma ótima ferramenta para orientar os acasalamentos e orientar os descartes da criação. No RANKING de marcha do ANALOC-E com mais de 1500 análises, o animal TOP do Ranking tem HANDICAP 12,7 e os 10 melhores do RANKING têm HANDICAP acima de 8,0.

2 - ALGORITMO

O HANDICAP é dado por um ALGORITMO MATEMÁTICO, mostrado no Item 3, que leva em conta os APOIOS TRIPLOS, o RENDIMENTO, as DISSOCIAÇÕES e a VELOCIDADE como fatores positivos para a boa marcha. Entram como contrapeso aqueles que prejudicam a boa marcha e a oscilação do CENTRO DE GRAVIDADE do animal NOS 3 PLANOS (vertical, médio-lateral e avante) responsáveis pelos movimentos de pescoço, paleta, membros e garupa. São eles os apoios INDESEJÁVEIS(ND), O CL NULO ou maior que 5 e a ASSIMETRIA acima de zero.

O HANDICAO é decorrente da análise de 23 parâmetros pesquisados pelo ALGORITMO MATEMÁTICO, criado após exaustivos testes em mais de 600 animais, sendo a grande maioria deles equitados   por   mim, para contraprova, no decorrer das pesquisas.

Por tudo isto que a pesquisa e comprovação nos trouxe é que temos mais uma luz na escuridão das dúvidas,

O HANDICAP, além da sua utilidade para comparar os animais analisados, é, sem dúvida, o PARÂMETRO DA COMODIDADE DA MARCHA DO CAVALO.

3 - HANDICAP FOR DIAGONAL AND LATERAL GAIT  - by A.P.Toledo

HANDICAP = [(square root of triple stances - square root of non desirables stances) x ( stride length) x (body velocity/12) - (2X - AS/2].
WHERE:

X = CL when CL is < or = 1.

X = 2 – CL when CL is > 1.
AS = Asymmetry

Non desirable stances are mono, double fore, double hind, quadruple and suspension stances.

Example 1  - XETA

Triple stances = 35,9%

Diagonal stances = 41,7%

Lateral stances = 22,3%

Non desirable = 0%

CL – lateral/diagonal = 0,535

Stride length = 2,01 m

Body velocity = 12,64 k/h

Asymmetry = 1,0

HANDICAP = {[5,992 – 0] x 2,01 x 1,053 - 1.07 - 0,5 = 12,316

 

Pague com
  • Mercado Pago
  • PagSeguro
Selos

ADALTON TOLEDO - CPF: 043.433.877-04 © Todos os direitos reservados. 2021